O Zanzibar foi durante muitos anos o ponto de encontro dos artistas que saíam de shows no teatro Castro Alves, em Salvador, a partir do final da década de 1970. Ao chegar ao espaço, os ilustres clientes eram recepcionados por uma mulher negra elegante que estava sempre com uma alegria contagiante. Era Neide Santostabela de horário do fortune ox, uma das irmãs que comandavam o restaurante.
"Ela que ficava recebendo todo mundo e eles adoravam porque ela brincava e contava piadas. Era o xodó deles, quando chegavam só ela que servia", diz a irmã Ana Célia Batista Santos, 75.
ZA9BET - Aposta Legal e Segura - Aposte com Segurança na...O contato com artistas fez de Neide musa inspiradora. Gilberto Gil e Antonio Risério a descrevem como uma mulher "candeia de azeite" na música "Lady Neyde" (1983). Em "Neide Candolina" (1992), Caetano Veloso canta "preta chique, essa preta é bem linda" sobre uma personagem que em parte se refere a ela. Entre seus admiradores, também estava o fotógrafo Pierre Verger.
Soteropolitana, Jaci Neide Batista Santos nasceu em 1959, na casa do bairro Garcia onde futuramente funcionaria o restaurante. Ficou órfã aos três anos de pai e mãe, então foi criada pela tia paterna Gertrudes, juntamente com seus sete irmãos.
Foi por meio da tia, que trabalhava na cozinha de um hotel, que ela e as irmãs tiveram contato com a culinária. Ajudavam em casa a terminar a alimentação de todos, sob os olhos atentos da tia. Todas foram criadas dentro do candomblé e sempre tiveram contato com a comida ancestral.
jogo do tigreAnos depois, morando com as irmãs Ana Célia e Danda na casa do Garcia, resolveram abrir um restaurante naquele espaço. O Zanzibar foi um dos primeiros estabelecimentos de culinária afro-brasileira do país e logo se tornou um sucesso.
Após um convite de Regina Casé para fazer teatro, Neide foi para o Rio de Janeiro. A carreira de atriz não aconteceu, mas fez muitas amizades e se apaixonou pelas terras cariocas, onde viveu por mais de 45 anos. Em 1997, abriu o restaurante Yorùbá, no bairro de Botafogo.
Filha de Ogum, tinha muita fé no candomblé e era apaixonada pelos orixás. Em suas visitas à capital da Bahia, não deixava de parar no Dique do Tororó para saudar as esculturas de orixás que flutuam no espelho d'água.
Pelos amigos, era lembrada por ser bondosa e intensa. Regina Casé postou nas redes sociais que Neide "não podia ter sido mais preta, mais braba, mais rainha".
18+ | Jogue com responsabilidade. Na ZA9BET sua diversão é garantida a partir de 1 real! Cadastre-se e jogue. Apostas Ao Vivo. RA1000. Saques Diários Ilimitados. Suporte 24/7.Morreu aos 65 anos, após um infarto no dia 15 de dezembro, no Rio de Janeiro. Deixa a companheira, dois irmãostabela de horário do fortune ox, sete sobrinhos e oito sobrinhos-netos.